segunda-feira, 24 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

CARACTERÍSTICAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM

E vós, ó potentados deste mundo, como procurais em vão convencer-vos da vossa importância, quando Deus declara do Céu expressamente a vossa condenação! «Como dizes: não estou contaminado? Vê o teu caminho no vale. Conhece o que fizeste» (Jeremias 2:23).

E tu, ó pecador, não te acusa a consciência de pequenas fraudes, de pecados secretos, do caminho da mentira? Porventura não são os teus parentes e amigos testemunhas do teu desprezo pelo culto de Deus e do teu comportamento nada cristão? Oxalá que na rua não apontem para ti: «Ali vai o gastador, o beberrão, o frequentador de más companhias, o murmurador, o trocista!» Querido amigo, não pertenças a esse número, marcado com esses traços característicos dos que não são filhos de Deus! Converte-te e escaparás à condenação do Inferno!

Ou te convences da necessidade do arrependimento, ou então a iniquidade será a tua ruína (Ezequiel 18:30). Ai dos pobres pecadores endurecidos! Deverei deixar-vos onde vos encontrais? Abandonar o alcoólico na sua taberna? O malicioso a mastigar o seu infindo veneno? Todavia, todos sabeis que conselhos não vos faltam. Quer queirais ouvir, quer não, aqui vos deixo em presença destes passos da Escritura para, como trovões, vos acordar, ou, como ferro cáustico, para vos endurecer e insensibilizar ainda mais: «Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas». «O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a serviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura». «Porque clamei e vós recusaste; porque estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, eu me rirei da vossa perdição, quando a vossa destruição vier como uma tormenta» (Salmo 68:21; Provérbios 29:1; Provérbios 1:24-27).

Estou agora a imaginar que muitos se vão supor ilibados de todas estas culpas. Mas devo dizer-vos que há ainda outra espécie de pessoas não santificadas, que trazem também as suas marcas características, não na fronte, mas no coração. Estes muitas vezes enganam-se a si próprios e aos outros, passando por bons cristãos, quando na realidade ainda há muito a fazer. Muitos passam despercebidos até à morte, sendo o juízo final que vai trazer tudo a lume. Confiadamente se aproximam da porta do Céu, mas são obrigados a voltar para trás (Mateus 7:22). Peço-vos encarecidamente que tomeis atenção ao seguinte: muitos se perdem por pecados internos, não só ocultos ao próximo, mas à própria consciência. Evitar crimes externos é fácil, ou pelo menos mais fácil que os pecados internos, que quase inconscientemente se praticam. Desses pecados conhecem-se pelo menos doze, que com a maior das facilidades levam milhares e milhares de almas para as profundezas do Inferno. Convém notá-los como marcas inconfundíveis de perdição e de prenúncio duma alma ainda não completamente convertida.
- Joseph Alleine (continua).

Sem comentários: