segunda-feira, 31 de maio de 2010

REFLECTING GOD

CARÁCTER OU COMPROMISSO

Daniel 1:6-10

Integridade, honestidade, humildade, fidelidade são todos características pessoais que Deus preza em Seu povo. Valores são as ideias e crenças que nós mantemos como importantes. Na nossa cultura, oportunidades de comprometer aquilo que defendemos ocorrem diariamente. Como lidamos com essas tentações? Se é importante agradar aos outros, então as escolhas que agradam a Deus serão preteridas. Se o sucesso é equivalente a ser importante, então, a honestidade e a humildade serão muitas vezes sacrificadas.


Nesta passagem, Daniel manteve os seus princípios. Ele não vacilou. Ele teve a coragem de manter o que Deus valorizava. Identificar suas pretensões individuais e enquadrá-las no seu sistema familiar de valores permitem que você esteja preparado quando surgir a tentação de se comprometer.

A melhor maneira de se preparar para as armadilhas é afirmar as suas convicções. O que para Deus é importante? Leia as escrituras, ore e fique atento à direcção de Deus ao querer identificar o que defender como uma prioridade. Discuta o que você aprendeu com sua família ou amigos. Anote-os e ponha-os onde você pode reflectir sobre eles diariamente. Uma vez estando eles enraizados em sua mente, a tentação para comprometer esses valores será menos apelante.
- BROOKE POINTER


Assim, confiando o meu tudo ao Teu cuidado terno, e conhecendo que Tu me amas, eu vou fazer a Tua vontade com um coração sincero. Eu serei o que queres que eu seja. - Charles E. Prior

Quando você submete a sua vontade a Deus, descobre os recursos para fazer o que Deus requer (Erwin W. Lutzer).

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(continuação)

Pecador, suponho que isto é o suficiente para te fazer considerar que Deus é teu inimigo. Onde irás? Quem te protegerá? Não te resta qualquer esperança a não ser que deponhas as armas e peças perdão, para que venhas a gozar da amizade de Cristo. Se não fosse assim, qualquer outro ser na natureza poderia aliviar-te deste desespero. Mas só em Cristo há possibilidade de perdão, para que Deus deixe de ser teu inimigo. Não querendo abandonar o pecado, nem voltares-te completamente para Deus, através duma verdadeira conversão, a ira de Deus cairá sobre ti duma maneira implacável. «Portanto,, assim diz o Senhor Jeová, eis que eu, sim eu, estou contra ti» (Ezequiel 5:8).

A- Primeiramente, a face do Senhor se voltará contra ti. «A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarreigar da terra a memória deles» (Salmo 34:16). Ai daqueles que assim virem a face do Senhor! Já os egípcios tremiam antigamente! «Porei o meu rosto contra o tal homem e o farei um sinal e um provérbio; arrancá-lo-ei do meio do meu povo, e sabereis que eu sou o Senhor» (Ezequiel 14:8).

B - Em seguida, é o coração de Deus que odeia
todos os que praticam a iniquidade. Ó homem miserável, não te horrorizas ao pensar que és um objecto de ódio do teu Deus? «Deles se angustiou a minha alma, e também a sua alma teve fastio de mim» (Zacarias 11:8). «Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; afasta-os da minha presença» (Jeremias 15:1).

C - Finalmente, estão contra ti todos os atributos divinos. «Se eu afiar a minha espada reluzente, e travar do juízo a minha mão, farei tomar a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos meus aborrecedores; embriagarei as minhas setas de sangue» (Deuteronómio 32:41-42). É tão exacta a justiça, que o castigo não pode falhar. Deus exigirá contas severas, a não ser que recorras ao perdão. Quando o pecador iluminando pensa na justiça, quando ele vê a balança em que há-de ser pesado e a espada que o há-de executar, que abalo profundo deve sentir! O pior é que Satanás, aproveitando as circunstancias, não deixará de fazer ver que há ainda muito tempo para recorrer à infinita misericórdia divina, e, entretanto, a alma adormece no pecado. Rigorosíssima é a justiça divina, que se manifesta na «indignação e ira sobre toda a alma do homem que pratica o mal» (Romanos 2:8). «Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei» (Gálatas 3:10) É terrível a justiça de Deus contra o pecador que não pede perdão, mais do que a do juiz contra o réu. Tratando-se então de vida ou de morte, pior ainda. Ai do pecador! «Liga-o de pés e mãos; lançai-o nas trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes». «Apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno» (Mateus 22:13; 25:41). É esta a terrível sentença que a justiça pronuncia. Por ela serás julgado, ó pecador, e, se não a queres ouvir, só tens uma solução: o arrependimento e a conversão.
- Joseph Alleine (continua)

domingo, 30 de maio de 2010

REFLECTING GOD

FIDELIDADE EM TEMPOS DIFÍCEIS

Daniel 1:1-5

No livro de Daniel, Jeioaquim (rei de Judá) foi capturado por Nabucodonosor, juntamente com alguns artigos do Templo de Deus. Às vezes, Deus permite que Sua Obra fique comprometida. Seu povo e seus pertences serão confiscados por povos corruptos. Nem sempre compreendemos porque Deus permite ao mal ter um reinado temporário, mas devemos confiar no Seu plano final para as nossas vidas.


Recuos temporários e circunstâncias dolorosas ocorrem necessariamente enquanto vivemos num mundo cheio de intenções más. No entanto, a maneira como lidamos com estes contratempos será vital para o nosso crescimento espiritual. Podemos questionar Deus e duvidar de Sua presença em nossas vidas, mas o acto de questionar envolve comunicação. Conversar com Deus vai nos trazer para mais perto, mesmo quando não sentimos a Sua presença.

Aprender sobre Deus, quem Ele é e o que Ele deseja do Seu povo, é um imperativo. Entender que Deus é fiel, que Ele não deseja castigar, que Ele é amoroso e misericordioso e vai nos ajudar quando tempos difíceis se levantam.·


Quando seu mundo parecer assoberbado com desapontamentos, deixe Deus trabalhar.
Busque n’Ele respostas, mesmo que o êxito pareça complicado. Você não tem que compreender inteiramente a Deus para permanecer firme n’Ele.
- POINTER BROOKE


A minha esperança está edificada sobre nada menos do que o sangue de Jesus e a Sua justiça. ... Quando a escuridão parece esconder-Lhe o rosto, eu descanso em Sua graça imutável.
- Edward Mote


Acho a minha alegria de viver nas batalhas ferozes e cruéis da vida, e o meu prazer vem de aprender alguma coisa (Auguste Strindberg).