domingo, 6 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(Continuação)

6. A fornalha da vingança eterna está pronta para ti. O Inferno «aumentou o seu apetite, e abriu a boca desmesuradamente» (Isaías 5:14), à espera que lá venhas a cair. Se os homens se indignarem como l,eões (Provérbios 19:12), que dizer de Deus? Se a fornalha ardente de Nabucodonosor queimou todos os que se aproximavam dela, que , que será a que Deus tem preparada para os que não O servem? E não será só sete vezes mais aquecida do que a do monarca antigo, mas sim setenta vezes sete. «Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos nos dias em que tratarei contigo?» (Ezequiel 22:14). Poderás viver nessa fornalha eterna? Poderás suportar esse fogo com que Deus Se vinga de O teres desprezado neste mundo? Alguns servos de Deus, ao lembrarem-se das contas a prestar e da presença divina, choraram amargamente a sua condição. E tu que farás, quando Deus se aproximar de ti para te atormentar, servindo-se da tua consciência como dum túnel por onde a Sua ira fará penetrar no âmago do teu ser os tormentos já preparados? A tua desgraça será a imortalidade! Morrer como um ser bruto, mergulhar no oceano da aniquilação seria para ti a maior felicidade! Mas é impossível.

Agora não é difícil pôr de parte a lembrança desse dia terrível, rir e folgar, e esquecer a ira do Senhor. Mas que será de ti, quando, de facto, Deus te lançar numa «cama de tormentos» (Apocalipse 2:22) e te obrigar a suportá-los (Isaías 50:11)? Que será de ti, quando, sob a ira de Deus, blasfemares continuamente e beberes do vinho da ira de Deus? (Apocalipse 14:10). Que será de ti, quando aumentarem os teus tormentos, sem teres descanso noite e dia, quer no espírito quer no corpo, sendo uma maldição, um espanto, uma execração, um opróbrio para sempre? (Jeremias 42:18).

Ó pecador, mais uma vez considera, se, na realidade, és um homem, e não um ser bruto! Vê como andas tão perto desse caminho da perdição. Por Deus te garanto que, sem saberes, estás mais perto do Inferno do que pensas. Amanhã, talvez já lá estejas. Talvez nem chegues a deitar-te esta noite. Pensa bem nisto! Porventura vives tranquilo, como se nada fosse contigo? Lê de novo o capítulo anterior e responde-me. Não haverá qualquer daqueles pecados a inquietar-te a alma? Não te deixes cegar nem iludir. Enquanto há tempo para a remediar, considera a miséria da tua situação. Repara bem no que é o ser um réprobo, um vaso de ira, em que o Senhor exerce a Sua fúria, e para todo o sempre. Sabe, que essa fúria é um fogo eterno, devorador, inextinguível, que te está preparado, se não te voltares imediatamente para o Senhor por meio duma sincera conversão.

Mas basta para te dar a conhecer a verdade. Da parte do Deus vivo fica sabendo que por uma eternidade inteira serás atormentado, se não te transformares completamente pela graça da conversão.
- Joseph Alleine (continua).

Sem comentários: