terça-feira, 29 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO

      Embora aquilo que ficou dito, da necessidade da conversão e das misérias dos que não se querem converter, fosse suficiente para levar um espírito bem intencionado a voltar-se para Deus, sabendo da obstinação e dureza de coração da maior parte dos homens, julguei necessário acrescentar alguns motivos que podem levar-te à reconciliação com Deus.
      «Ó Senhor, não me faltes mais uma vez com a Tua santa inspiração. Se alguma das almas que me leu, ainda não foi toda pela Tua graça, apressa-Te a infundir-lha. Penetra profundamente no seu coração, domina-o, convence-o, até que diga: Venceste-me porque és mais forte. Senhor, não me fizeste pescador de homens? Trabalhei afanosamente, e no entanto nada consegui! Tanto esforço despendido e para nada! Mas pela última vez vou lançar a rede. Dirige-me, Senhor Jesus, e da praia orienta o meu trabalho! E que as almas venham a cair nas malhas das redes que lhes vou lançar! Que sejam muitas, Senhor. Suplico-te que, uma vez mais, sejas tu a dar-me a força necessária para tal empresa!»
      Meus amigos, os céus e a terra e o próprio Inferno, pregam-vos a doutrina do arrependimento. Os ministros das igrejas para vós trabalham. Os anjos do Céu esperam por vós, e pelo vosso arrependimento e regresso a Deus. Ó pecador, porque é que os demónios hão de zombar da tua perdição, da tua miséria, e da tua loucura? Certamente, se não te voltares para Deus. Não seria melhor dares uma alegria aos anjos, do que um motivo de zombaria aos demónios? Se preferires o primeiro caso, como se alegrarão as multidões celestes, cantando: «Glória a Deus nas alturas!» Todo o mundo celestial e terreno se alegraria também, celebrando esta nova criação. Seria, por assim dizer, um dia de festa no Céu pelo facto de um novo irmão se associar ao coro glorioso dos anjos, de nascer um novo herdeiro do reino do Céu e de voltar à casa paterna o filho pródigo. As lágrimas do verdadeiro penitente são na realidade o vinho que alegra Deus e os homens.
      Mas essa alegria não se limita só aos homens e aos anjos. A tua conversão é ainda motivo de excepcional alegria para o próprio Deus (Lucas 15:9; Isaías 62:5). Nem Jacob se regozijou tanto ao avistar-se com o seu José, como o Pai celeste com a tua volta para Ele.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: