terça-feira, 8 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
           (Continuação)
Ouve a Palavra do Senhor: «Não me temereis a mim? diz o Senhor; não tremereis diante de mim?» (Jeremias 5:22). Ó pecadores, não fazeis caso dessa ira de Deus? Tenho a certeza de que um dia vos lembrareis muito dela, mas já quando não houver remédio! Olhai que até os demónios estremecem! E sereis mais duros que eles? Ireis já a caminho do precipício? Não receais o poço das serpentes? Caminhais tão indiferentes, quer para a vida quer para a morte! Só o pecador tão obstinado, tendo a conversão à vista, nada se preocupa com o que pode acontecer-lhe! Quem vai meter-se na boca do lobo, ou brinca com o fogo, não deve admirar-se de que seja devorado em poucos segundos! «Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-poderoso se embraveceu; arremete contra Ele com dura cerviz, e com os pontos grossos dos seus escudos» (Job 15: 25-26). Será prudente brincar com o fogo eterno? Não sei como explicar melhor os horrores do estado miserável duma alma que persiste em manter-se no pecado.

Desperta e foge, ó pecador. Só há uma porta por onde podes passar: é a porta estreita da conversão e do arrependimento. Se, afastando-te do pecado, não te entregares a Jesus Cristo, tomando-O como teu Salvador e nele caminhando como em santidade e novidade de vida, por Deus te garanto que não estás muito longe do Inferno. Dispõe-te a pensar no teu caso. Não merecerá um pouco de consideração a tua felicidade ou a tua miséria para sempre? Volta a reparar nas misérias dos que não se convertem. Ai de ti, se todas, ou algumas, te fazem miserável a ti! Como é possível viver numa tal situação? Como é possível não procurar imediatamente o remédio para evitar a morte eterna? E tu, que és tão sabido nos negócios da vida presente, acaso descuidarás os negócios da outra vida? Não te importas de teres contra ti todos os atributos de Deus? Será que dispensas a graça e os favores divinos? Conseguirás evitar a Sua ira? Não vês contra ti toda a criação, e a teu favor só o Inferno? Não valerá a pena pensar no poder da corrupção nas trevas, na vida de prazer em que vives? Queres pôr de parte as ameaças que sobre ti caem? Acaso escarneces do Inferno, bebendo tranquilamente a taça envenenada da Ira do Todo-poderoso, como se fosse uma bebida vulgar? Se és um homem às direitas, prepara-te para responder às seguintes perguntas: Será possível que a tua monstruosidade possa resistir orgulhosamente a Deus? Será que tomas por ninharias as setas da Sua ira contra ti? Será que na tua insensatez zombas dos castigos que te estão reservados? Não receias a espada divina brandindo chamas de fogo contra ti? Pois, se as ameaças da Palavra de Deus não te despertam, certamente que o farão, a morte e o juízo de Deus! Oh! que farás quando vires o Senhor ao teu encontro, pronto a infligir-te os castigos merecidos? Sentirás o mesmo que agora? Se os inimigos de Daniel, sendo lançados à cova dos leões, foram imediatamente feitos em pedaços, que será de ti quando caíres nas mãos do Deus vivo?

Oh! não contendas com Deus! Arrepende-te e converte-te, e nada disto virá sobre ti. «Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele. Torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar» (Isaías 55:6-7).
- Joseph Alleine

Sem comentários: