sexta-feira, 18 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM

9. Segue a lei de Cristo como norma de conduta dos teus pensamentos, palavras e acções.
      Sendo esta a verdadeira escolha, deves ter em mente três normas:
      a) Não podes perder nenhuma delas, pois não é possível chegar ao Céu obedecendo apenas em parte. Não basta seguir uma religião, pondo de parte as normas e os mandamentos mais difíceis. É necessário cumprir à risca todas as prescrições. Um convertido sincero tem consciência dos pequenos e dos grandes pecados, das pequenas e grandes obrigações.
      b) A lei de Cristo tem de ser guardada sempre, quer na prosperidade, quer na adversidade. É o que faz o verdadeiro convertido, que não anda à mercê dos ventos e dos tempos. «Agarrei-me aos testemunhos; inclinei o coração sempre para os Teus mandamentos e até ao fim: tomei os Teus testemunhos como uma herança para sempre. Respeitá-los-ei continuamente» (Salmo 119).
     c) Tudo isto tem de ser cumprido, compreensiva e deliberadamente. Pensar e agir em conformidade com os ditames da consciência, vendo neles a vontade do Senhor. Aproximando-te de Deus, ouvirás o que Ele diz. Ouvindo, porás em execução, guardando os Seus mandamentos todos os dias (Deuteronómio 5:27-29).
     Se fosses sincero nas tuas relações com Cristo, procurarias agradar-Lhe em todas as tuas acções, seguindo sempre os caminhos do Senhor, em que serás orientado para se desviarem do seu objectivo os teus pensamentos e as tuas inclinações interiores. Sabes muito bem que esses caminhos não são fáceis e exigem uma abnegação extraordinária da tua parte, porque não raro são contrários às tuas inclinações naturais. A porta é estreita, mas podes alegrar-te, porque para ti está sempre aberta.
      Não te limites a cumprir os mandamentos gerais, mais vai até ao pormenor, desce até aos que parecem mais insignificantes. Vê como aqueles judeus de que fala o profeta desobedeceram a Deus, quando pareciam, como ninguém, fiéis à Sua palavra. E porquê? Porque não passaram dos mandamentos principais (Jeremias 42:1-6; 43:2). E tu, com o auxílio precioso de Cristo, estarás disposto a cumprir conscienciosamente todas as tuas obrigações, evitando o pecado, que é contra ti e contra Deus? É este o caminho dos mandamentos de Deus, de que nunca deves envergonhar-te (Salmo 119:80).
      Observa cuidadosamente todos os deveres que tens a cumprir e os pecados para que tens maior inclinação. Vê se estás resolvido a não esquecer nunca os primeiros e a fazer guerra contínua aos segundos. Que dizes aos pecados interiores? Que dizes aos deveres que mais te custam a cumprir? Se ficas por aqui, e não vais mais além, não estás ainda na graça de Deus.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: