quarta-feira, 9 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM

Antes de leres estas indicações, aconselho-te, ou melhor, peço-te encarecidamente diante de Deus e dos Seus santos anjos, que te resolvas a segui-los convencido que são do agrado de Deus e estão de acordo com os Seus ensinamentos. Sobre ti peço as Suas bênçãos, para que sejas bem sucedido. Assim como eu consultei os oráculos divinos sobre os conselhos que havia de dar-te, assim tu deves da tua parte contribuir com a obediência que a Palavra de Deus exige.

Ora ouvi todos: «Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, porque não é uma palavra vã, mas é a vossa própria vida» (Deuteronómio 32:46). É este o objectivo de tudo o que até agora se disse: orientar-vos no regresso a Deus. Não era meu intento aterrorizar-vos com a descrição das penas eternas, mas apenas que as pudésseis evitar. Se de forma alguma fosse possível conseguir remédio neste mundo para evitar tão grandes males, o caso seria diferente. Mas não; podeis ser felizes, se não recusardes os meios que se vos oferecem. Eu vou à frente, como que a abrir a porta. Não tendes senão que seguir-me. Aponto-vos o caminho. A vós compete segui-lo. Sendo assim, tereis a vida, mas a vida que é eterna. É que me custa tanto ver-vos a correr para o caminho da perdição!...

A ruína dos ímpios é voluntária não há dúvida, pois os ministros de Cristo avisam-nos e aconselham-nos a segui-los, mas de nada vale. Está à vista a perdição!

E que direi eu? Que faria uma pessoa que, durante uma epidemia, tivesse ao seu alcance um remédio salutar que infalivelmente o curasse, embora os seus parentes e amigos morressem aos milhares por não quererem tomá-lo? Pois bem, meus amigos! Vós também trazeis estampados na face certos sintomas de morte, mas eu tenho um remédio capaz de vos salvar. Segui os meus conselhos; e, se vós não ganhardes o Céu, eu ficarei contente em perdê-lo.

Ouve, pois, ó pecador, os seguintes conselhos, se queres converter-te para conseguires a salvação:

1. Podes ter a certeza absoluta de que é impossível alcançar o Céu, sem a graça da conversão. Quem poderá salvar-te, senão Cristo? Ora é Ele quem o afirma, podendo-o fazer através da tua conversão Pois não é Ele que tem as chaves do Céu? Porém, isso não basta, pois exige-se da tua parte um contributo substancial: a conversão.
- Joseph Alleine (continua).

Sem comentários: