terça-feira, 1 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(continuação)

a) É contra ti a Santidade de Deus. Não somente se irrita contigo, como fazem os pais com os filhos, mas nutre continuamente contra ti uma aversão intensa. A natureza de Deus é totalmente contrária ao pecado, por isso de forma alguma o pode admitir.

Que infelicidade a de viver sob o ódio de Deus, que não pode deixar de o fazer, a não ser que te convertas e te modifiques completamente. Como te atreverás, ó pecador, a pensar na radiante luz da pureza, das belezas e da glória da santidade de Deus? «As estrelas não são puras aos Seus olhos. Ele curva-se para ver o que está nos céus e na terra» (Job 25:5; Salmo 113:6). Que olhos penetrantes os de Deus! Podemos exclamar atónitos: «Quem pode estar na presença deste Deus?»

b) É ainda o Poder de Deus que te persegue continuamente, e que está disposto a destruir os que não querem obedecer ao Evangelho. Neles fará sentir o Seu poder (Romanos 9:22). Para isto mesmo os levantou; para neles mostrar o Seu poder (Romanos 9:17). Estarás agora satisfeito com o teu Criador?

c) Juntamente com o poder, a Ira de Deus está contra ti, e ambos exercem uma acção destruidora. Mais valia que tivesses como inimigo o mundo inteiro! Ninguém escapa às Suas mãos! «Quem entenderá o trovão do Seu poder?» (Job 26:14). Infeliz o que tiver de o sentir! «Se quiser contender com Ele, nem a uma de mil coisas Lhe poderá responder. Ele é sábio de coração, poderoso em forças. Quem se endureceu contra Ele e teve paz? Ele é O que transporta as montanhas, sem que o sintam, e o que transtorna no Seu furor. O que remove a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem. O que fala ao sol e ele não sai; e sela as estrelas. Quem Lhe dirá: que fazes? Deus não revogará a Sua ira, debaixo dele se curvam os auxiliadores soberbos» (Job 9:3-13). Terás coragem para resistir? «Ouvi, pois, isto, vós que vos esqueceis de Deus: para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre» (Salmo 50:22). Submete-te à misericórdia divina, e não te afoites contra o Omnipotente. Não ponhas diante d'Ele sarças e espinheiros na batalha porque iria contra eles e juntamente os queimaria. Mas apodera-te da Sua força e faze as pazes com Ele (Isaías 27:4-5). «Ai daquele que contende com o seu Criador!» (Isaías 45:9).

d) A Sabedoria de Deus procura a tua perdição. Prepara os Seus instrumentos de morte e tudo está pronto (Salmo 7:11-13). Tem um plano projectado contra ti (Jeremias 18:11). «O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia» (Salmo 37:13). Assistirá impiedosamente ao teu desespero, e ver-te-á cair irremediavelmente no poço da morte e da perdição!

e) Por fim é a Verdade de Deus que não te suporta. Se Ele é fiel e verdadeiro, tens de perder-te, se não mudares de rumo. Se Ele não é falso, deves morrer, a não ser que te arrependas. «Se formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a Si mesmo» (2 Timóteo 2:13). É fiel aos castigos, como o é às promessas, e a Sua fidelidade será manifestada contra aquele que não crê. Deus já o explicou claramente: se Ele não te lavar não terás parte com Ele. Morrerás, se viveres segundo a carne. Se não te converteres, não poderás entrar no reino dos céus (João 13:8; Romanos 8:13; Mateus 18:3). Queridos irmãos, assim como a fidelidade de Deus é imutável quanto às promessas feitas aos crentes, assim para os descrentes será irrevogável e severa a Sua sentença de morte.

Dize-me, ó pecador, o que pensas acerca destas ameaças da Palavra de Deus que pesam sobre ti. Acreditas que são verdadeiras ou não? Se não acreditas, és um infiel; porque vives dessa maneira, sabendo que tens Deus por inimigo e que brevemente te levará à ruína? Toda a Escritura te faz ver essa grande verdade, condenando-te em quase todas as suas páginas, isto no caso de não te converteres. «O Céu e a terra passarão, mas nem um jota ou um til se omitirá da lei» (Mateus 5:18).

Em presença de todos estes argumentos medita e responde, em seguida, se é ou não deplorável o estado do infiel e do descrente, enquanto não se converte. Assim como por juramento se uniram os que pretenderam assassinar o Apóstolo Paulo, assim por juramento Deus determinou punir-te. Que fazes, então? Para quem te diriges? Se a omnisciência de Deus tudo abrange, é inútil fugires. Se é firme a vontade de Deus, relativa ao Seu juramento, com certeza estás perdido. Se o Omnipotente tem poder para te atormentar, serás miserável na alma e no corpo por toda a eternidade, a não ser que hoje mesmo te arrependas.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: