domingo, 20 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM
   (Continuação)
11. Toma cautela e não adies a tua conversão, mas entrega-te imediatamente a Deus.
   «Apressei-me e não me detive» (Salmo 119:60). Lembra-te, mais uma vez, do caso das virgens loucas, do Evangelho. Não permitas que seja adiado o dia da graça e se perturbe a tua paz. A misericórdia de Deus espera por ti. Cristo aguarda a tua conversão. O Espírito de Deus também te espera. Tudo te incita a aproximares-te de Deus para não perderes a Sua graça. Ou agora, ou nunca! Mais tarde talvez já não tenhas oportunidade de provares da Sua ceia (Lucas 14:24).
12. Ouve a palavra de Deus, sempre que possas, pois pode servir-te para a conversão.
    Não o faças, porém, por rotina, mas por convicção, com consciência. Sempre que assistas a uma pregação, pensa no teu íntimo: «Talvez seja chegada a hora; talvez agora Deus queira penetrar no meu coração». E dirás, então, ao partilhar dos privilégios da casa de Deus: «Senhor, seja agora o momento de receber a Tua graça renovadora, e que possa dizer-se, que contas a partir de hoje, com mais um filho».
     Objecção: É possível que alguém julgue que, sendo ouvinte assíduo da Palavra de Deus durante vários anos automaticamente se considere convertido, ou então não compreenda o que é a conversão.
      Resposta: Não basta ouvir; é necessário prestar atenção e querer converter-se na realidade. A oração é também indispensável.
13. Colabora intimamente com o Espírito, quando começar a operar no teu coração.
      Uma vez convencido, não rejeites o Espírito de Deus, mas colabora com Ele, pedindo ao Senhor a graça salvadora da conversão. Nunca resistas ao Espírito. Para isso tens de defender-te, evitando as más companhias. Quando te encontrares atormentado pelos pecados, ou pelo temor acerca da salvação eterna, pede a paz a Deus, renunciando ao pecado e entregando o coração a Cristo, sem qualquer reserva, suplicando-Lhe que não deixe a Sua obra incompleta. Deixa, pois, agir o Espírito.
14. Utiliza constantemente uma séria e fervorosa oração.
       Só o pecador inveterado despreza a oração. Só o hipócrita não ora constantemente. Uma das primeiras consequências é a oração constante do crente. Não deixes de orar, pelo menos de manhã e à noite, só a sós com Deus. Se puderes, reúne a família e com ela presta culto ao Senhor. Ai das famílias que não invocam o Seu nome! (Jeremias 10:25). Mas as orações frias e sem vida não são caminho para o Céu. Ora com fervor. Sê importuno, porque o reino do Céu só se consegue à violência. Muitas lágrimas e súplicas se exigem, como Jacob para conseguir a desejada bênção. Sem a graça, estás perdido para sempre, por isso resolve-te. Insiste com Deus para te renovar pelo poder da Sua graça.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: