sexta-feira, 11 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM
          (Continuação)
Por último, medita na deformidade e na corrupção do pecado. É negro como o Inferno, a imagem e a semelhança do demónio dentro da alma. Seria horrível se pudesses ver a tua deformidade! Não há epidemia nem doença tão perigosa como o pecado em que te encontras mergulhado e cada vez vais caindo mais no desagrado da pura e santa natureza do glorioso Deus. Quem não teria repugnância de acariciar um sapato, metê-lo no seio e regozijar-se com esta presença? Assim tu nunca poderás agradar a Deus, enquanto não fores purificado pelo sangue de Jesus e pelo poder da graça da conversão.

Há duas espécies de pecado, que particularmente deves considerar.
O primeiro é o pecado do coração. Não é difícil, mas de pouco vale cortar os ramos, quando a raiz não é boa. Inútil procurar deter uma torrente, quando a nascente continua activa. Com o arrependimento é possível irmos até à raiz do pecado. Não deixes, portanto, de observar profundamente o teu íntimo, verificando a tua natural corrupção, que aliás é universal. O teu coração não se confrange, enquanto se não convencer da perversidade dos seus pecados. É por isso que te inclinas com tanta facilidade para o mal, para o orgulho, para a descrença, para as paixões desordenadas, inimizades, etc. Numa palavra, a alma ficou completamente transtornada, e de morada de santidade, passou a inferno de iniquidade. Os teus membros, pervertidos, modificaram-se, transformando-se em armas de injustiça e servos do pecado. A cabeça encheu-se de desejos carnais, as mãos tornaram-se aptas a praticarem más acções, os olhos a vaguearem, a língua a proferir obscenidades, os ouvidos a abrirem-se a conversas vãs e a fecharem-se às instruções da Palavra de Deus. O coração encheu-se de imaginações perniciosas, que o tornaram fonte inesgotável de maldade. E ainda me falas do teu bom coração? Oh! nunca deixes de meditar na corrupção original, e por certo com Efraim lamentarás a tua situação, com o publicano baterás no peito, e com Job desejarás reduzir-te a pó e a cinzas.

Em seguida meditarás na maldade especial a que te votaste. Procura todas as suas circunstâncias agravantes e repara bem nas ameaças que Deus dirige contra ti. Lá virá o arrependimento!... Procura, pois, tornar odioso este pecado aos olhos da tua alma, e acautela-te mais dele, pois é perigoso para ti e desagrada a Deus.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: