segunda-feira, 14 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM

6. Escolhe solenemente a Deus como teu quinhão e tua bem-aventurança.
Com a maior devoção e veneração possível, toma o Senhor para teu Deus. Dum lado coloca o mundo com  toda a sua glória e todos os seus pecados e prazeres; do outro Deus com todas as suas perfeições infinitas. Para onde penderá a tua escolha? Só para Deus com certeza. Descansa, então, à Sua sombra. Contempla as Suas promessas e perfeições. Entrega-te definitivamente a Ele e para sempre serás feliz. Que Ele seja o teu escudo protector, e o prémio da tua grande dedicação. Deus sozinho vale muito mais que o mundo inteiro. Por isso podes preferi-Lo a toda a glória mundana. Nele serás feliz, n'Ele terás a Luz.

Pobre pecador, afastando-te de Deus, atraíste o Seu poder e a Sua ira contra ti. Mas agora ficas a saber que da Sua abundante graça te oferece o maior tesouro que podes ambicionar neste mundo: Jesus Cristo. Que dizes? Queres que o Senhor seja o teu Deus? Tê-Lo-ás, se quiseres. Atende apenas ao seguinte: Aproxima-te d'Ele através de Cristo, pela renúncia aos ídolos dos prazeres, da ambição e da fama, destronados os quais, colocarás os interesses de Deus acima de tudo; Ele passará a ser o centro dos teus afectos e das tuas ambições. Numa palavra, tomá-Lo-ás em todas as Suas relações pessoais e em todas as Suas perfeições essenciais.

A - Primeiramente em todas as Suas relações pessoais, sendo:
a) Deus Pai, considerado teu Pai. Como o pródigo exclamarás: «Pai, pequei contra o Céu e na tua presença e já não sou digno de ser chamado Teu filho, mas a Tua infinita misericórdia teve compaixão de mim e tomaste-me como Teu filho, embora sem merecimento algum da minha parte. Solenemente me entrego a Ti, confiando na Tua providência e no teu auxílio poderoso. A Ti totalmente me dedico e invoco o Teu sagrado nome. Renuncio à minha pessoa e em Ti ponho toda a minha confiança. Serei definitivamente todo para Ti, e para mais ninguém».

b) Deus Filho, será teu Salvador e Redentor. É Ele o único caminho para o Pai. Depõe os teus vestidos de noivado e apressa-te a desposar a Cristo. Dirás então: «Senhor, de alma e coração me entrego a Ti. Todo Teu e para sempre. Continuamente invocarei o Teu nome, subordinando-me a Ti. Serás o meu Rei e o meu Senhor. Outrora fui súbdito de outros senhores, mas agora só o Teu nome invoco, jurando-Te fidelidade e prometendo-Te vassalagem absoluta. Não conto com a minha justiça, nem com o perdão dos pecados graças aos meus méritos. Apenas conto com a Tua intercessão diante de Deus. Sê o meu Guia e o meu bom Conselheiro».

c) Finalmente, Deus Espírito será teu Santificador, Advogado e Mestre. «Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul, e soprai no meu jardim» (Cantares 4:16). «Vem, Espírito do Altíssimo, tens aqui um templo para Ti, onde poderás ficar para sempre, como Senhor absoluto. Dou-Te as chaves do meu coração para que tudo Te pertença, e de tudo possas fazer uso. Todas as minhas faculdades e todos os meus membros serão instrumentos Teus para que na justiça possam cumprir a vontade do meu Pai que está no Céu».
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: