quinta-feira, 17 de junho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

INDICAÇÕES AOS QUE NÃO SE CONVERTEM
8. Subordina completamente todas as faculdades a Deus.
«A si mesmos se entregaram ao Senhor» (2 Coríntios 8:5). «Apresentai os vossos corpos em sacrifício vivo» (Romanos 12:1). O Senhor não procura o que é teu, mas procura-te a ti mesmo; a ti como homem, em corpo e alma, para que Deus seja glorificado.

Todas as tuas faculdades passarão a pertencer exclusivamente a Cristo, que tudo merece. Tudo o que se pode desejar, nada é comparado com Cristo (Provérbios 3:13-15), o tesouro escondido e a pedra preciosa do mais raro valor (Mateus 13:44-46). É a mais valiosa das recompensas que jamais se ofereceu ao homem; por isso é digna de ser estimada e venerada para sempre. Dirás então: «Senhor, o Teu amor venceu-me, e portanto devo submeter-me. Vem, Senhor. Aceito a Tua salvação. Já que eu sou todo para Ti, sê também todo para mim». Depois é a memória que se dirige a Cristo: «Senhor, tens agora uma morada condigna. Entra com todos os Teus tesouros para que eu seja um repositório da Tua verdade e das Tuas promessas». A consciência intervém: «Senhor, estarei sempre a Teu lado, para avisar o pecador da aproximação do pecado, e evitar assim ofender-Te. Testemunha a Teu favor, defendendo as Tuas decisões, o pecado não poderá residir nesta alma». Em seguida virão os afectos como o amor dizendo: «Como Te amo!» O desejo exclamará: «Agora tenho aquilo que procuro - o Desejado das nações, que para mim é tudo». O temor inclina-se com veneração: «Bem-vindo sejas, Senhor. Para Ti as minhas homenagens. De hoje em diante serás o guia das minhas acções. Para Ti a minha reverência e adoração. Cultuar-Te-ei com toda a pujança do meu coração». A compaixão também dirá: «Lamento as calamidades do Teu povo e as minhas próprias iniquidades. Sofro, quando Te ofendem, daí a causa das minhas lágrimas». A ira não deixa de acrescentar: «Senhor, nada me indigna tanto como a minha loucura em tão prontamente seguir a Satanás». O ódio também se colocará ao lado de Cristo: «Senhor, declaro guerra aberta aos Teus mortais inimigos e em especial ao pecado. Com este nunca farei as pazes».

Mais uma vez deves entregar-te totalmente a Ele, pois se não renunciares a tudo quanto tens, não poderás ser discípulo de Cristo (Lucas 14:33). Só com a renúncia total é que isso é possível. Renúncia até dos próprios parentes e amigos, por amor de Cristo. Em conclusão, trata-se duma entrega sem reserva, ou então não tomarás parte com Ele.
-Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: